top of page
07-forma-branding-mockup_edited_edited.j

A HOHR É UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA, COM ATUAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL

Nos propomos a repensar a gramática dos Direitos Humanos e a desenvolver ações concretas relacionadas à responsabilidade socioambiental do indivíduo e da comunidade, que promovam mudanças fundamentais, sempre através de resultados tangíveis e transparentes.

O QUE SIGNIFICA
'HANDS ON' PARA NÓS?

Uma maneira específica de abordar e se envolver com uma determinada

crise humanitária ou com algum assunto relacionado aos Direitos Humanos.

Para a HOHR, significa alcançar o contato direto com o contexto e estudá-lo a partir de informações em primeira mão. Além de coproduzir com o indivíduo e/ou com a comunidade local um plano estratégico de ação na esfera social, ambiental e jurídica. 'Hands On' também é sinônimo de alcançar resultados transparentes e comunicáveis.

O QUE 'DIREITOS HUMANOS' SIGNIFICAM PARA NÓS?

Direitos humanos é um conceito complexo. Possui uma ampla variedade de leituras e aplicações nos conflitos atuais. Por esse motivo, a HOHR visa repensar e discutir diversos aspectos desse termo e compartilhá-los com sua comunidade.

Em primeiro lugar, HOHR visa analisar a origem dos direitos humanos: o contexto histórico ocidental que deu origem a este esforço agora global. Em segundo lugar, a HOHR visa compreender e analisar os discursos atuais dos Direitos Humanos. Isto é: como esse termo popular é usado a favor ou contra certas comunidades, territórios, tradições ou crenças religiosas. Terceiro, a HOHR busca coletar e disseminar diversas posturas teóricas que examinam, de maneira responsável, a ideia dos Direitos Humanos. Por exemplo, o sociólogo Boaventura de Sousa Santos questiona: “Os direitos humanos são uma vitória histórica ou uma derrota histórica?”.
 

A partir dessa premissa, é fundamental que (i.) desenvolvamos uma ecologia de saberes que irão ressignificar os conceitos dos direitos humanos e, (ii.) identifiquemos outras gramáticas que para desenvolver os conceitos de: dignidade, conhecimento, diversidade e coexistência.

bottom of page